A luta pela preservação da vida, no planeta, é uma luta sem fronteiras e diz respeito a preservação ambiental de mananciais, biomas e reservas mundiais. O grande filósofo espanhol, Ortega e Gasset, assim se expressou, com relação a existência humana: "Eu sou eu e minha circunstância". A Terra é um pequeno planeta na Via Láctea, galáxia com cerca de 400 bilhões de estrelas. Os astrônomos tem utilizado sondas espaciais e telescópios poderosos para observar o cosmo, tentando achar algo semelhante a terra - porém, o que encontram são ambientes hostis para a formação ou manutenção da vida.
O planeta terra, essa pérola de vida no espaço, - "a terra é azul", na descrição do astronauta russo Yuri Gagarin, é o único ambiente capaz de gerar vida inteligente e a fantástica diversidade biológica com a qual vivemos e da qual dependemos. O mundo precisa despertar! Os verdadeiros estadistas das nações precisam tirar as vendas dos olhos e fazer cair a mentalidade predatória, consumista e concorrente por uma era de reflexão, cooperação para o bem da humanidade e sobrevivência das espécies - dezenas, talvez centenas delas ameaçadas pela exploração irracional dos recursos minerais e naturais.O caso dos ambientalistas e jornalistas presos é sintomático e perfeitamente compreensível. Há milhões de pessoas, de todas as raças, que despertaram para a urgente necessidade de cuidar melhor da nossa casa - um lar no infinito. Esses jovens representam uma nova atitude. O que eles fizeram não foi vandalismo ou pirataria. Eles apenas manifestaram o que está no coração e mente de cidadãos conscientes do mundo todo, erguendo a bandeira da preservação.
Convidamos você a fazer parte daqueles que saem em defesa da vida e da liberdade de expressão. Não apenas o Ártico deve ser defendido, mas o Alaska, a Costa marítima brasileira, as ilhas ameaçadas no Pacífico, o clima da terra, a floresta amazônica, a água e o solo, em função dos agrotóxicos e dejetos industriais, o meio ambiente urbano, cada vez mais poluído. Faça um apelo pela libertação dos presos do Greenpeace, faça parte desse momento da história, em que o mundo desperta para a realidade de que a terra é uma só na vasta imensidão das galáxias e é nosso dever amá-la e protegê-la. (José J. de Azevedo)
